fbpx

4 dicas para economizar água na limpeza da casa

4 dicas para economizar água na limpeza da casa

Economizar água precisa ser uma prioridade, inclusive na hora da faxina. Pode até parecer que não faz diferença, mas as tarefas de limpeza do dia a dia podem gerar bastante desperdício. Por isso, é importante saber o que fazer para economizar água na hora de limpar a casa.

Com os métodos, produtos e acessórios certos é possível deixar a casa brilhando e gastar uma quantidade bem menor de água. E o melhor: essa economia também reflete no seu bolso.  

E o que você pode fazer para tornar sua limpeza mais ecológica, reduzindo ou eliminando o uso da água? Nós vamos te ajudar com isso! Veja a seguir 4 dicas para economizar água na limpeza da casa que são muito fáceis de você adotar na sua rotina diária de faxina.

1) Reutilize a água sempre que possível

Reaproveitar a água da chuva é uma das dicas que mais ouvimos por aí. Mas, você também pode reutilizar a água da máquina de lavar e do banho. Para você ter uma ideia, uma máquina de 10 kg consome, em média, de 82 a 135 litros de água por ciclo de lavagem. Muita coisa, não é mesmo? 

Então, vale a pena armazenar essa água em baldes e reaproveitá-la para limpar diversos ambientes da casa, como as áreas externas, varandas e garagem. Já a água da chuva e do banho podem ser usadas, por exemplo, para passar pano no chão e molhar as plantas.

2) Acumule para limpar

Uma outra maneira de economizar água é acumular várias peças de roupa para lavar tudo de uma única vez. O ideal é lavar as roupas quando houver um volume suficiente para suprir a capacidade máxima da máquina. Assim, você fará menos lavagens e a água será melhor aproveitada. 

Essa dica também vale na hora de lavar a louça, pois lavar itens isolados gasta água demais. Além disso, retirar o excesso de comida dos pratos antes de lavar e ensaboar toda a louça com a torneira fechada são outras formas de economizar água na hora de fazer essa tarefa doméstica

3) Troque a mangueira pela vassoura

A mangueira é um equipamento que aumenta, e muito, o desperdício de água. De acordo com a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), se ela ficar aberta por 15 minutos gasta quase 280 litros de água. 

Por isso, sempre que possível, evite o uso da mangueira. Para lavar a garagem, quintal ou calçada, substitua a mangueira pela vassoura ou um balde com água. Assim, economizar uma grande quantidade de água. 

4) Utilize produtos de limpeza a seco

Fazer uma limpeza sem água é mais fácil do que você imagina! Para isso, tenha sempre em casa produtos de limpeza a seco, como a família Espuma Mágica. Ela tem poderosos limpadores que removem até as manchas mais difíceis, sem utilizar uma gota de água. 

Além disso, os produtos Espuma Mágica são fáceis de aplicar e tem ação imediata, facilitando as tarefas de limpeza do dia a dia. A Espuma Mágica Gatilho é ideal para limpeza de fogões e outras superfícies laváveis.

Também tem a Espuma Mágica Tira Odor, com dupla ação, que além de limpar, elimina os odores desagradáveis. Ela pode ser usada na limpeza de geladeiras, micro-ondas, armários e muito mais. 

Clique aqui e conheça a família completa de Espuma Mágica!

 

Quer mais dicas como esta? Acesse nosso blog e confira outras dicas de limpeza!

E não se esqueça de compartilhar com os seus amigos no Instagram e Facebook.

Compartilhar este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao clicar em “Publicar comentário” você concorda que leu e aceita os termos e políticas de privacidade do site.

Pesquise no Blog

Últimos Posts

Veja a ação da Espuma Mágica

Posts Relacionados