fbpx

7 dicas para limpar a casa

Veja dicas incriveis para limpar a casa de forma mais eficiente.

Tem até quem use a faxina como terapia, mas se esse não é o seu caso (e certamente não é o da maioria), nada melhor que seguir algumas dicas preciosas para limpar a casa de forma mais prática.

Antes de tudo, vale a pena ressaltar que a limpeza e a organização de uma casa nunca deve ser tarefa exclusiva de uma só pessoa. Pois, a menos que essa pessoa more sozinha, todos os ocupantes da casa são responsáveis por cuidar e manter a limpeza. Vamos às dicas? E caso essas sejam úteis, confira também nossas outras dicas no blog.

1 – Use um aspirador de pó

Se possível dê preferência ao aspirador de pó no lugar da vassoura para tirar a sujeira e poeira da casa.

Além de ser mais eficiente por não ficar arrastando a poeira, o aspirador é também mais indicado para evitar doenças respiratórias, pois evita que a poeira se levante e se espalhe por todos os cantos.

Para uma limpeza mais completa, finalize passando o rodo com um pano de chão limpo e umedecido com água e produto de limpeza adequado ao tipo de piso.

2 – Faxina pesada bem distribuída

Fazer uma faxina pesada em todos os cômodos da casa de uma só vez é muito desgastante. O ideal é distribuir o foco em um determinado cômodo por vez.

Se você determina limpar a casa uma vez por semana, escolha caprichar na cozinha, por exemplo, e na outra semana capriche na sala, depois num dos quartos, e assim por diante.

Desta forma todos os ambientes terão atenção devida periodicamente e você não precisa se matar na faxina sempre.

  1. Produtos e acessórios adequados

Quem lida com a limpeza adquire bom conhecimento sobre quais produtos de limpeza funcionam melhor e isso é ótimo, pois se torna um facilitador não ter que ficar testando vários produtos.

Prefira, porém facilitar ainda mais a vida utilizando produtos multifuncionais, pois a necessidade de utilizar uma série de produtos torna a faxina complexa e isso ninguém quer.

Outra adequação importante é ter os acessórios adequados e exclusivos para a faxina. Não se deve, por exemplo, utilizar o mesmo pano de limpeza dos banheiros na limpeza dos demais ambientes.

O mesmo ocorre com buchas e escovas que utilizamos para a limpeza de cantinhos. Separando conforme o uso você garante além da limpeza a higiene necessária para evitar contaminações cruzadas.

4 – Planejamento e otimização

Você limpou os quartos, mas há pessoas na casa que estão circulando e levando a sujeira de um ambiente para o outro. Ou você acabou de passar pano num cômodo, mas precisa atravessá-lo para limpar o outro e tem que esperar secar.

Ou ainda, você vai limpar o quarto das crianças e há diversos brinquedos e peças pequenas espalhadas, o que dificulta e atrasa o processo. Todos estes detalhes estão ligados ao planejamento prévio da faxina.

Escolher por qual ambiente começar, de forma que possa ir limpando um cômodo enquanto o outro seca, ou cuidar da organização (guardar ou destinar objetos) antes da faxina começar é fundamental para otimizar a tarefa.

5 – Manutenção é diária

Pequenos cuidados no dia a dia ajudam e muito para que o dia de limpar a casa não se torne um martírio. Se perceber uma mancha no chão, móveis e sofá, por exemplo, não espere o dia da faxina para limpar. Algumas manchas podem ser de difícil remoção e quanto antes for eliminada, melhor.

Esse cuidado diário vale para tudo, como manter as gavetas de roupas organizadas, utensílios de cozinha no devido lugar e a sujeira no fogão e geladeira devidamente limpos assim que forem notados.

6 – Limpeza como rotina da casa e de todos

As pequenas tarefas de limpeza e organização da casa podem ser distribuídas entre todos os moradores durante a semana, de forma que não sobrecarregue apenas uma pessoa nem acumule tarefas para o dia da faxina.

Alguns exemplos: reposição de papel higiênico dos banheiros, troca de toalhas e roupas de cama, separação e destinação correta do lixo e organização e limpeza dos sapatos utilizados pela família.

Todas estas tarefas simples podem ser atribuídas num cronograma semanal. Adote um mural de tarefas domésticas para toda família e inclua todos na empreitada.

Até as crianças podem fazer parte, pois quando elas recebem tarefas domésticas adequadas para a idade e tamanho, também serão beneficiadas com o conceito de responsabilidade e convivência coletiva.

7 – Cuidados com a postura e pele

A última dica diz respeito aos cuidados que devemos ter com a postura correta e também o contato da pele com produtos químicos.

Não caia na bobeira de limpar a casa sem lembrar de manter uma postura adequada para agachar e levantar e mesmo para comandar o aspirador, vassoura ou rodo.

Manter uma postura ereta e distribuindo bem o peso corporal nas duas pernas é muito importante para evitar dores e lesões na coluna. Outra dica é fazer uso de luvas para evitar o contato direto da pele com produtos químicos que podem causar alergias.

E não esqueça de ler atentamente os rótulos e seguir à risca as instruções de uso. Nada de utilizar o produto diretamente no piso ou utensílios se a instrução do fabricante era a de diluir o produto em água. Ou esfregar a superfície se a orientação é deixar agir e retirar suavemente, por exemplo.

Cuidados assim permitem que você acabe com a sujeira, mas que a faxina não acabe com você e nem danifique seus móveis, utensílios e objetos.

Limpeza prática e rápida com produtos certos

Ter um arsenal de produtos ou fazer experiências com soluções caseiras supostamente milagrosas só roubam seu tempo.

Poder contar com o produto certo, desenvolvido e testado para tirar sujeiras difíceis é o melhor recurso para quem quer uma boa limpeza, mas sem perder a praticidade.

Para a limpeza de superfícies especiais como sofás, tapetes, cortinas, cadeiras estofadas, banco de carro e outras que não podem ser molhadas ou para a remoção de manchas difíceis como graxa, chocolate ou tinta de caneta não há porque não contar com uma solução eficiente e prática como a Espuma Mágica da PROAUTO.

O limpador instantâneo Espuma Mágica tem fácil uso. Basta aplicar em pequenas áreas de cada vez, esperar agir por alguns segundos, depois esfregar moderadamente com um pano branco (para evitar que o tecido do pano de limpeza solte tinta), limpo e úmido.

Deixe secar naturalmente sob a sombra. Caso haja necessidade, reaplique o produto por toda a superfície para um efeito uniforme.

Compartilhar este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Pesquise no Blog

Últimos Posts

Veja a ação da Espuma Mágica

Posts Relacionados