fbpx

8 dicas para organizar sua sala de estar

organizar sala de estar da sua casa! Veja dicas incríveis

Organizar a sala de estar para relaxar ou receber amigos em casa costuma ser o maior estímulo para quem busca dicas de decoração e organização do lar.

Se isso também te atrai, confira algumas dicas preciosas que separamos para ajudar a organizar a sala de estar de maneira agradável e prática:

1- Espaço definido

O reconhecimento visual sobre qual a função de um determinado espaço da casa é essencial para criar o clima desejado. E não importa o tamanho da sala, pois mesmo os pequenos lugares podem ter o espaço da sala de estar bem definido.

Isso ajuda a nossa própria mente a assimilar um espírito propício, longe do caos que os ambientes misturados e bagunçados podem causar.

A definição do espaço de sala de estar pode ser feita de forma simples, como os próprios mobiliários para fazer a separação e alguns toques especiais como um papel de parede diferenciado ou um tapete delimitando o piso.

2- Harmonização

O equilíbrio de cores e tamanho de móveis e objetos funciona como uma balança de harmonização. Cuide da proporção dos móveis e objetos de forma que eles se adequem bem ao espaço.

Quanto às cores, escolha uma paleta de tons que seja agradável a longo prazo e aposte nos detalhes, como almofadas, cortinas e objetos decorativos.

3- Cada coisa em seu lugar

O dia a dia nos consome com tarefas que também acumulam objetos diversos. São papéis, contas pra pagar, chaves, moedas, bolsa, mochila das crianças e muito mais. Como a sala de estar costuma estar muito próxima da entrada da casa, busque criar soluções para “dar conta” destas demandas diárias.

A dica é, então, ter acessórios (gaveta, caixinhas, porta-chaves ou ganchos) para acomodar toda esta “tralha”. Mas não esqueça de criar uma rotina semanal de organização destes objetos, dar o destino certo a cada coisa evita o acúmulo e a bagunça indesejada.

4- Móveis funcionais

A sala de estar é, muitas vezes, utilizada também como sala de TV. Por isso é importante planejar o espaço contando com móveis funcionais.

A colocação da TV na parede é uma forma de liberar espaço na rack para acomodar equipamentos eletrônicos e também objetos de decoração. Um sofá aconchegante, mas com o tamanho certo, também faz toda a diferença. 

Veja também: Dicas para limpar o sofá da casa

5- Organização com charme

Se tiver um espaço na mesa de centro, mesa de canto ou mesmo na rack da TV, vale a pena a dica de organizar alguns objetos de decoração que deem mais personalidade ao ambiente. Vale utilizar porta-retratos, objetos de coleção, souvenires de viagens e muito mais.

O mesmo vale para as paredes. Com a ajuda de nichos, prateleiras ou mesmo ganchos simples espalhe alguns objetos pessoais de decoração, como fotos da família, pôsteres, etc.

6- Tapete certo

Já falamos que o tapete é ótimo para o papel de delimitar o espaço da sala de estar. Mas vale aprofundarmos mais neste acessório, já que ele também tem a função de dar conforto ao ambiente.

Tapete revirado ou que escorrega é sinal de bagunça e de perigo. Para evitar isso escolha um tapete com boa estrutura. Quanto à organização visual, avalie bem a estampa do tapete. Se seus móveis são de cor clara, vale a pena investir num tapete mais chamativo. Mas se os móveis tiverem cores fortes, o tapete deve ter um cor mais neutra. 

7- Crianças e a sala de estar

Atire a primeira pelúcia quem nunca ficou desanimado com a própria sala de estar diante do cenário caótico de brinquedos espalhados. É uma realidade bem oposta às lindas fotos de revistas, não é? Mas pense primeiro que é importantíssimo para o desenvolvimento deles e um sinal de muita alegria e saúde. 

Agora respire fundo e aprenda a conciliar o livre brincar das crianças com a organização desejada. Uma dica útil é criar a rotina de estimular as crianças para que elas mesmas possam guardar os brinquedos no quarto. Mas se precisar guardar na própria sala de estar, utilize caixas organizadoras ou baús de mdf ou vime que irão manter a harmonia visual e tudo fica bem. 

8- Limpeza também é organização

É isso mesmo que você leu. A simples rotina de manter o ambiente limpo nos obriga a cuidar da organização da sala de estar. E isso acontece porque fazer a limpeza de um ambiente com as coisas fora de ordem dá tanto trabalho que é preciso arrumar primeiro.

Mas já que estamos falando em organização e isso tem tudo a ver com praticidade no dia a dia, busque soluções que facilitem a limpeza e a manutenção dos principais itens de uma sala de estar, que são o sofá, tapete, cadeiras estofadas, puffs, poltronas, almofadas e cortinas.

Uma boa dica é usar a Espuma Mágica da PROAUTO – um limpador instantâneo a seco que remove com eficiência manchas difíceis de superfícies em tecido que não podem ser lavados da forma convencional. E tudo isso preservando o tecido e deixando a sua sala de estar agradável e acolhedora.

Compartilhar este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao clicar em “Publicar comentário” você concorda que leu e aceita os termos e políticas de privacidade do site.

Pesquise no Blog

Últimos Posts

Veja a ação da Espuma Mágica

Posts Relacionados