fbpx

Como descartar o óleo de fritura da maneira correta 

Se você não é acostumado a fazer frituras, mantenha o óleo usado longe do ralo! Sim, pode parecer a opção mais fácil, mas é apenas uma das piores maneiras de descartar o óleo de cozinha. 

Há três coisas que você nunca deve fazer com óleos de cozinha: despejar na pia; jogar no vaso sanitário e colocar diretamente no lixo. 

Você pode pensar que uma pequena quantidade de óleo na pia não fará mal algum, mas tudo se soma. Óleo e água não combinam, o que significa que os óleos e as gorduras se solidificam causando entupimentos.

Descartando óleos diretamente em sua lixeira pode resultar em derramamento de óleos quando os sacos se rasgam. Isso pode atrair vermes e ser prejudicial ao meio ambiente. Por esta razão, é importante que tomemos muito cuidado para colocar o óleo e a gordura em recipientes selados ao descartá-los.

Mas e aí, quais medidas ambientalmente aceitas para o descarte de óleo de cozinha usado?

Esperar esfriar até o óleo virar sólido

Se preferir jogá-lo fora, você precisa congelar ou refrigerar o óleo primeiro para endurecer. Quando estiver sólido o suficiente, ele estará pronto para ser jogado no lixo.

Toalhas de papel

Papel toalha e outros materiais absorventes ajudam a conter o óleo em excesso e que pode causar vazamentos na hora do descarte. 

Reciclagem de óleo de cozinha

Algumas cidades têm programas de coleta para reciclagem de óleo de cozinha. Informe-se para saber se há algum reciclador perto da sua casa. 

Sabão

Existem pessoas que fazem do óleo usado, um composto que vira sabão. Você sabia? Sendo assim, doe os óleos utilizados!

Reutilização

Se você costuma fritar batatas fritas regularmente, pode definitivamente ajudar a evitar o desperdício de alimentos (e economizar dinheiro) reutilizando seu óleo de cozinha. Contanto que o óleo esteja limpo e não cheio de restos de comida, você poderá obter mais uma ou duas sessões de fritura. 

Agora que você sabe como descartar o óleo de cozinha corretamente, é só colocar em prática e ser amigo(a) do meio ambiente!

Compartilhar este Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao clicar em “Publicar comentário” você concorda que leu e aceita os termos e políticas de privacidade do site.

Pesquise no Blog

Últimos Posts

Veja a ação da Espuma Mágica

Posts Relacionados