fbpx

Como manter a casa aquecida no frio

A temperatura já caiu bastante por aqui e ainda estamos no outono. No entanto, de acordo com a MetSul Meteorologia, a sensação térmica do inverno chegará cerca de um mês antes aqui no Brasil e a população deve se preparar para as ondas de frio. Ou seja, já está na hora de tirar os cobertores do fundo do armário.

Apesar de ser a época preferida do ano para muita gente, as baixas temperaturas do outono e inverno podem ser muito severas e um sinal de alerta. Afinal, além do desconforto causado pelo frio, há também o aumento na disseminação de doenças contagiosas e o desenvolvimento de inflamações, dores musculares e problemas respiratórios.

Por isso, quem é mais sensível ao frio ou tem crianças pequenas e animais de estimação em casa, todo cuidado é pouco!

Mas você sabia que, mesmo sem investir em aquecedores de ambiente, é possível manter a casa aquecida no frio? É só seguir algumas dicas bem simples! E nós trouxemos essas dicas para você.

Dicas práticas para manter a casa aquecida no frio

A pintura da casa – é hora de reformar as paredes

Já ouviu falar sobre a psicologia das cores? (Já publicamos um conteúdo sobre esse assunto em nosso blog, e você pode conferir aqui.) Essa área de estudo indica que as cores que enxergamos influenciam diretamente na forma como nos sentimos, tanto física quanto psicologicamente.

Por exemplo, você sabia que o seu mau humor pode estar totalmente relacionado às cores das paredes do seu escritório? Ou que você dorme muito melhor na sala do que no quarto por causa do papel de parede? Isso acontece porque as cores são estímulos visuais que enviam uma série de informações ao nosso cérebro, principalmente sobre o “clima” do ambiente.

Então, uma dica prática é renovar a pintura dos ambientes mais frios da casa com cores quentes e alegres, como o vermelho, o amarelo e o laranja.

Instalar papéis de parede com cores vivas e quentes, assim como estampas que remetam a elementos quentes e relacionados ao verão, também fazem toda a diferença. Dessa forma, mesmo que a temperatura esteja bem abaixo do habitual, a sensação será a de uma casa mais aquecida.

Invista em tapetes e carpetes

Os tapetes, muito mais do que apenas itens de decoração, são ótimas opções para manter a casa aquecida no frio. Isso porque, independentemente do material a partir do qual são produzidos, os tapetes isolam o frio do piso.

Outro ponto interessante é que o piso também funciona como condutor térmico, ou seja, “rouba” o calor do nosso corpo, deixando os pés ainda mais gelados. Os tapetes então, nesse caso, fazem o papel de barreira protetora.

Além disso, dependendo do modelo, formato e material, os tapetes dão uma sensação de conforto, acolhimento e calor. Por isso, é normal que você sinta o cômodo ou região com tapetes mais quente que os demais pontos da casa.

Cortinas

Você sabia que as cortinas, além de garantir a sua privacidade, também ajudam a manter a casa aquecida no frio? Isso porque, mesmo com persianas, vidros e janelas fechados, as áreas de entrada e saída de ar costumam ser bem mais frias.

Se a cabeceira da sua cama fica próxima à janela do seu quarto, você já deve ter percebido que aquela região é bem mais gelada. Portanto, investir em cortinas para janelas, vidraças e até mesmo portas é uma excelente ideia para deixar o ambiente mais quente.

As cortinas, principalmente aquelas de tecido mais grosso e quente, impedem a passagem de ar e te deixam muito mais confortável. Então, se seu quarto, sala ou cozinha costumam ser mais gelados no outono e inverno, experimente colocar ou trocar as cortinas.

Ah, e isso também vale para o quarto das crianças e idosos, visto que eles são bem mais sensíveis ao frio do que os adultos e adolescentes.

Itens de tecido na decoração

A nossa última dica é uma das preferidas de todo mundo, porque além de funcional, também dá um up na decoração da casa. E a melhor parte: sem impactar no orçamento!

Por exemplo, você pode empilhar almofadas em um canto da sala, o que deixará o ambiente mais acolhedor e muito mais aquecido. Da mesma forma, estender uma manta sobre o sofá ou poltrona renova totalmente a cara do seu estofado e ainda deixa a sala muito mais quentinha e aconchegante.

No quarto, você pode aproveitar para colocar algumas almofadas sobre a cama ou deixar os travesseiros encostados na cabeceira. Se quiser usar os cobertores como colcha, também é uma ótima ideia, basta caprichar na hora de fazer as dobras.

Essa dica é super barata, visto que você pode usar os itens que tem em casa mesmo. Basta variar nos tipos de tecido, estampas e espessuras. Você vai se surpreender com as combinações!

Não se preocupe com a limpeza!

Se você terminou de ler este conteúdo e ficou pensando na dificuldade que seria limpar cada um desses itens de tecido, não se preocupe! O mesmo vale para as paredes recém-pintadas, caso você tenha um pet que adore deixar as marcas das patinhas por aí.

A Espuma Mágica, nosso limpador de uso geral, remove qualquer mancha em apenas alguns segundos e sem enxágue! Você não precisa nem encarar um balde de água nesse frio, basta uma pequena quantidade do produto e um tecido seco e macio.

Assim fica fácil aproveitar esse friozinho, não é?

Gostou das nossas dicas? Então leia também: Como tirar mancha de gordura da panela de alumínio?

Compartilhar este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao clicar em “Publicar comentário” você concorda que leu e aceita os termos e políticas de privacidade do site.

Pesquise no Blog

Últimos Posts

Veja a ação da Espuma Mágica

Posts Relacionados