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Cuidados com a saúde no verão: confira os principais pontos de atenção

Estamos bem no meio do verão, mas nem tudo é praia e diversão. É claro que todo mundo adora passar a maior parte do tempo do lado de fora, curtindo o dia ensolarado, aproveitando para colocar o bronzeamento em dia e, se possível, se refrescar no mar ou na piscina.

Além disso, é no verão que aumenta a procura por academias, centros esportivos e outros espaços para a prática de atividade física. Afinal, sabemos que no verão costumamos ser mais felizes. É tudo uma questão de reações químicas naturais do nosso organismo.

No entanto, mesmo com todos os benefícios dos dias mais quentes do ano, o corpo também precisa de descanso. E alguns cuidados são fundamentais para manter a saúde em dia, ou os efeitos negativos da melhor estação serão sentidos durante o resto do ano inteiro.

Então, pensando no seu conforto e de sua família, separamos algumas dicas de cuidados com a saúde no verão. Quer saber mais? Confira abaixo!

Entenda os principais cuidados com a saúde no verão

Se você já deu play nas férias e já montou sua mala de viagem para curtir os meses mais relaxantes do ano, então pegue papel e caneta e anote todas as dicas que deixamos a seguir. Afinal, é muito importante espairecer e se divertir, é claro, mas a sua saúde e segurança devem vir sempre em primeiro lugar.

Ah, e não se esqueça de compartilhar todas essas dicas com as pessoas mais importantes para você. Assim todo mundo pode aproveitar o verão sem preocupações!

Beba muita água e mantenha-se sempre bem hidratado!

Podemos apostar que esta primeira dica você já sabia, mas não necessariamente dava muita importância. A questão é que com toda a animação e rotina acelerada do verão, até sentimos mais sede e uma necessidade maior de consumir água, mas nem sempre nos lembramos disso.

E o nosso corpo vai ficando em segundo plano! Até bater a desidratação e começarmos a sentir os efeitos da falta de água no organismo.

Indisposição, mau humor, dores de cabeça, intestino preso, pele ressecada, articulações doloridas, músculos rígidos, aumento das chances de desenvolver infecções, unhas e cabelos quebradiços…

E poderíamos continuar a longa lista de malefícios do baixo consumo de água. Especialmente no verão.

Então, se você não tem o hábito de consumir bastante água, experimente sempre levar uma garrafinha com você. Quando menos perceber, você terá batido sua meta de consumo diário de água e se sentirá muito melhor.

Ah, e esse é um hábito que não dá para deixar para trás.

Durma de seis a oito horas por noite sem interrupções

Viajar revigora a alma e faz com que esqueçamos nossos problemas, pelo menos por alguns preciosos momentos. Mas com a mudança de rotina e o cronograma repleto de atividades super divertidas, é comum que a gente sacrifique o sono para aproveitar melhor cada instante.

Entretanto, essa é uma péssima decisão e nós vamos te explicar o porquê. Assim como a água é fundamental para a hidratação e funcionamento do seu corpo, o sono é essencial para recuperar as energias e reforçar todo o seu organismo e sistema imunológico.

Além disso, é durante o sono que o seu cérebro registra cada memória acumulada nas suas aventuras pelo mundo. O sono também aumenta a resistência física, melhora sua disposição e ajuda na recuperação de lesões e outras possíveis doenças.

Um sono de qualidade é o segredo para uma mente e um corpo saudáveis. Então nada de reduzir o tempo de sono para praticar outros tipos de atividades. Podemos garantir que, se você se programar direitinho, dá tempo de fazer tudo.

E mesmo para quem não foi viajar, só o fato de estar em casa de férias, sem hora para dormir ou acordar, desregula tudo. É muito fácil deixar de dormir para assistir a uma série, ler um livro ou bater a final naquele jogo favorito.

Mas nada disso! Nosso corpo precisa de, pelo menos, entre 6 a 8 horas de sono para uma recuperação adequada. Está na hora de aprendermos a respeitar nossos limites.

Dê preferência para alimentos leves

Férias, tempo de sobra, é hora de reunir todo mundo e explorar novas receitas, certo? Bem, mais ou menos. Nós realmente apoiamos novas experiências e adoramos testar várias receitas, mas cuidado com o que você tem alimentado seu corpo.

Afinal, no verão é comum que, devido ao calor excessivo, nosso metabolismo desacelere razoavelmente e a nossa digestão fique bem mais lenta. Por isso, qualquer comida um pouco mais pesada ou gordurosa pode fazer muito mal.

Então, para a sua segurança e bem-estar, a melhor recomendação é consumir alimentos mais leves e com alta concentração de água. Ao invés do sanduíche da tarde, dê preferência a frutas. No almoço e no jantar, reduza as massas e coloque mais legumes e verduras no prato.

São pequenos hábitos que fazem toda a diferença. No inverno você terá oportunidades de caprichar nos molhos e massas.

Troque o horário dos exercícios físicos para momentos mais frescos do dia

Abrir mão da atividade física, mesmo no verão, não é uma opção. Nosso corpo precisa estar em constante movimento, e os exercícios físicos fazem bem não só para a nossa saúde física, como também mental.

A atividade física fortalece o sistema imunológico, o que nos torna mais resistentes às doenças da estação; melhora nossa massa muscular e auxilia no bom funcionamento dos órgãos; produz uma série de hormônios que regulam nosso organismo; além de melhorar o sono e a digestão.

Mas para que você tenha mais disposição para treinar e não sofra tanto com os efeitos do calor, troque seus treinos para horários mais frescos do dia: como início da manhã e final da tarde.

Use e abuse do protetor solar, mesmo dentro de casa!

Aqui nem precisamos escrever mais nada, não é? O protetor solar deveria ser obrigatório para todo mundo em qualquer época do ano, mas especialmente no verão. E não pense que esse produto é necessário apenas ao se expor diretamente ao sol, mas dentro de casa também, afinal o calor e as luzes emitidas pelos equipamentos eletrônicos também prejudicam, e muito, a nossa pele.

Gostou das nossas dicas de cuidados com a saúde no verão? Então leia também: 4 cuidados que você deve ter com a sua casa no verão

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