fbpx

Dicas de cuidados com a casa no verão

A estação do ano favorita de muita gente já chegou e aquela mistura de verão, férias da escola e da faculdade, família toda em casa, festas de fim e começo de ano, piscina e janelas abertas para espantar o calor… Bom, isso só pode significar uma coisa: a casa bem mais suja.

E apesar de ser no inverno quando mais passamos tempo dentro de casa, é surpreendentemente no verão que temos aquela sensação de que o trabalho doméstico triplicou. Não se preocupe, não é só você que se sente assim!

E para quem tem crianças e animais de estimação em casa, é ainda mais complicado manter tudo limpo e em ordem. Afinal, é aquele entra e sai o dia todo, não é? E mesmo para quem mora em apartamento e dispensa o quintal, os passeios na rua se tornam muito mais frequentes.

Então o que fazer para manter tudo limpo e higienizado mesmo durante os dias mais quentes do ano? Nós temos algumas dicas fundamentais que vão te ajudar muito nos cuidados com a casa no verão!

Cinco dicas práticas para os cuidados com a casa no verão

Vivemos em um país naturalmente mais quente. Então é normal que os dias comecem esquentar um pouco antes do começo do verão e continuem por mais algum tempo, mesmo durante o outono.

A diferença está na rotina da casa durante o verão, e que não se mantém no restante do ano. Afinal, as férias mais longas da escola e da faculdade, as férias coletivas nas empresas, as viagens de fim de ano e os dias mais quentes mesmo acontecem entre dezembro e fevereiro. Bem no auge do verão.

Por isso, as dicas abaixo podem ser aplicadas durante todo o ano, mas são muito mais práticas nesta estação. Vale a pena usar da sua criatividade e outras técnicas que você já conhece também. Confira!

Guarde todos os itens e peças de inverno bem no fundo do armário

Vamos começar por esta etapa primeiro. Assim, você economiza muito mais tempo com a limpeza da sua casa. Isso porque os dias mais quentes dispensam cobertores, mantas, tapetes e roupas mais pesadas.

Então, lave tudo de uma vez para remover a sujeira e deixe bem guardado para evitar o acúmulo de pó. Pode colocar tudo lá para o fundo do armário, afinal, mesmo nos dias mais frescos, sua família no máximo usará uma manta mais leve.

Caso sua casa tenha ar condicionado, então deixe em mãos apenas aqueles itens que vocês mais usam. Todo o resto é dispensável e só dá mais trabalho para limpar.

O mesmo acontece com tapetes, alguns tipos de colchas, toalhas e roupas mais pesadas e grossas. Sua principal função é manter você e o ambiente aquecido, e isso é o que menos precisamos durante o verão.

Com os tapetes recolhidos e peças mais leves e fáceis de lavar expostas, fica muito mais tranquilo manter tudo limpo.

Cuidado com o mofo

Da mesma forma que o calor auxilia no processo de secagem, o verão também concentra a maior temporada de chuvas do ano. Então é bem natural que, depois de algumas semanas ou mesmo um mês de chuvas frequentes, você note o surgimento de pequenos pontos de mofo pela casa.

Além do mau cheiro que esses micro-organismos deixam no lugar, o mofo também pode ser o gatilho para o início de uma série de problemas respiratórios, além de outros tipos de doenças. Então, nada de enrolar. É preciso higienizar o local imediatamente.

Algumas marcas de produtos de limpeza oferecem fórmulas específicas para isso, mas é possível encontrar na internet uma série de receitas caseiras muito eficientes. E quando mais cedo você começar a remover as camadas de mofo, mais fácil será de manter sua família protegida.

Locais que passam mais tempo em contato direto com a umidade, como o jardim, a lavanderia, a cozinha e o banheiro devem ser os focos de atenção. Entretanto, todo o resto da casa deve passar por inspeção.

Limpe e higienize os equipamentos de uso contínuo

E aqui estamos falando principalmente do ar condicionado, umidificador de ar e ventiladores de chão e de teto. Os nossos melhores amigos na estação mais quente do ano.

Conforme a frequência de uso, é comum que esses equipamentos passem a acumular sujeira e se tornar o espaço perfeito para a proliferação de micro-organismos causadores de doenças. E o terror das pessoas que apresentam problemas respiratórios.

Por isso, mantenha todos os itens sempre limpos e higienizados. O ar condicionado e o umidificador de ar têm uma periodicidade indicada para a higienização e, muitas vezes, demandam um serviço externo, devido aos componentes mais complicados. Porém, os ventiladores, tanto de teto quanto de chão, podem ser higienizados em casa mesmo.

Se possível, remova a grade de segurança e, com cuidado e com o aparelho desligado, utilize um tecido úmido para remover o excesso de poeira e outras sujeiras.

Verifique a geladeira diariamente

Esta dica fala por si só, não é? Qual é o local mais propício a abrigar alimentos e substâncias estragadas do que a geladeira de casa, para onde todos os itens perecíveis se destinam?

E sim, sabemos que a função da geladeira é exatamente conservar os alimentos e bebidas. Entretanto, nos dias mais quentes, é natural que nem a geladeira dê conta sozinha, isso quando já não guardamos os alimentos em processo de decomposição.

Então, para garantir a segurança de toda a sua família, verifique a geladeira diariamente e remova todos os produtos que não podem mais ser consumidos. Não se esqueça que, no calor, a tendência é que os alimentos estraguem bem mais rápido.

Invista em produtos de limpeza a seco

O limpador de uso geral de limpeza a seco tem se tornado muito popular entre os responsáveis pela limpeza da casa. Isso porque, além de economizar bastante na conta de água, esse produto é muito mais prático, rápido e evita sujeira.

Basta aplicar o produto sobre a superfície suja, aguardar alguns segundos e remover o excesso do produto com um tecido seco. Pronto, tá limpo!

Esse é o caso da Espuma Mágica, nosso limpador a seco que remove até as camadas mais grossas de sujeira em um piscar de olhos. E o melhor é que o produto não mancha, não estraga o material e ainda pode ser utilizado sobre qualquer superfície lavável.

Indicamos a limpeza a seco para sofás, poltronas, tapetes, cortinas, paredes, mesas e até mesmo para a geladeira.

Gostou das nossas dicas sobre os cuidados com a casa no verão? Então leia também: Como tirar odores da geladeira: dicas práticas e rápidas

Compartilhar este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao clicar em “Publicar comentário” você concorda que leu e aceita os termos e políticas de privacidade do site.

Pesquise no Blog

Últimos Posts

Veja a ação da Espuma Mágica

Posts Relacionados