fbpx

Dicas de plantas para ter dentro de casa

Cultivar plantas em casa é uma atividade terapêutica e que traz diversos benefícios para a saúde e bem-estar não só de quem pratica, mas também de toda a família. Na verdade, podemos até substituir o termo “atividade” por “arte”, afinal, o cultivo de plantas exige paciência, técnica e muito conhecimento.

E muito se engana quem pensa que o trato com as plantinhas é um hábito de pessoas mais velhas e idosos. Muito pelo contrário, é cada vez mais comum encontrar jovens e até mesmo crianças que fazem da botânica seu hobby pessoal.

Na verdade, a jardinagem e o cuidado com as plantas deve ser incentivado para toda a família. Manter as mãos na terra, além de permitir um contato maior com a natureza, também ajuda a manter o equilíbrio mental, elimina a carga de estresse acumulada durante o dia e é um ótimo meio de combater a depressão e outros distúrbios psicológicos.

As plantas são responsáveis não apenas por embelezar a casa e trazer mais vida ao ambiente, mas também por purificar o ar e manter o local bem fresquinho, principalmente nos dias mais quentes e abafados.

Como escolher as plantas para ter dentro de casa

Infelizmente, apesar de tantos benefícios, nem sempre é possível manter um jardim em casa. Seja por falta de espaço, de terra ou mesmo pela inexistência de uma área externa (como é o caso dos apartamentos).

Nesses casos, nossa sugestão é um jardim vertical, que pode ser instalado na varanda ou em alguma parede livre dentro de casa, ou pequenos vasos de plantas espalhados pelo local. As duas ideias são muito práticas e podem garantir uma série de vantagens.

Além de facilitar o cuidado, uma vez que os vasos devem evitar grande parte da sujeira, também são bem compactos e cabem em qualquer canto. Outro ponto positivo é que você pode levar um pouco da sua “área verde” para todos os cômodos da casa, desde a cozinha, até os quartos e os banheiros.

E nem precisa se preocupar com a sujeira! As folhas e plantas secas devem cair apenas na área ao redor do vaso e em períodos específicos do ano, além disso, qualquer outra sujeira ou mancha causada pela terra, fertilizantes ou água, pode ser removida rapidamente com um limpador de uso geral.

Mas se você não tem muita ideia de por onde começar, e quais tipos de plantas instalar em cada espaço, trouxemos algumas recomendações. Confira!

Plantas para a sala de estar

Zamioculca

Essa planta africana é considerada um amuleto da sorte e, por este motivo, é geralmente colocada na porta de entrada da casa. Reza a lenda que a planta é capaz de espantar mau-olhado e energias negativas, sendo a grande responsável pela purificação de tudo o que entra em casa.

A Zamioculca é perfeita para apartamentos e locais sem áreas externas, porque adora sombra e se desenvolve melhor longe do sol.

Filodendro

Com formato de coração, essa planta dá um charme único ao lugar e atua muito bem como um elemento de decoração. Por isso, é uma das plantas preferidas para deixar na sala de estar.

Além disso, a Filodendro é a opção perfeita para locais secos e que precisam de mais umidade. Isso porque a própria plantinha acumula umidade demais e funciona como um umidificador natural e sustentável.

Plantas para a cozinha

Pau d’água

Essa planta é uma das mais recomendadas para habitar a cozinha da sua casa. Afinal, ela tem facilidade para se adaptar em qualquer lugar, é super compacta e ainda purifica o ar ambiente.

Seu tamanho reduzido torna a Pau d’água ideal para espaços muito movimentados e não tão amplos. Exatamente como a cozinha.

Palmeira Ráfia

Essa planta adora sombras e dispensa regas excessivas, por isso é perfeita para locais mais cobertos e até mesmo secos. No entanto, não é uma planta muito fã do calor e deve permanecer em local fresco e arejado: como a cozinha.

Plantas para o quarto / escritório

Camedorea elegante

A pequena palmeira (como é conhecida) detesta a incidência direta de luz do sol e prefere os cantos mais afastados das janelas. Então nada de deixar a menor faixa de luz solar próxima ao seu vaso.

No entanto, precisa de um espaço iluminado para se desenvolver e ajuda a filtrar o ar que entra pelas portas e janelas. Essa planta é muito recomendada para ajudar a manter o ambiente fresco e agradável.

Por isso, recomendamos a Camedorea elegante para o seu quarto ou escritório.

Bromélia

Que tal uma cor e um pouco de vida no seu quarto e escritório para começar o dia com o pé direito? Essa planta, além de linda e muito sofisticada, também é super fácil de cultivar e é resistente às ações do clima e do tempo.

Como todas as demais plantas, a Bromélia ajuda a filtrar o ar do ambiente e promove um contato mais próximo com a natureza. Entretanto, essas não são nem de longe as suas principais vantagens.

A característica mais marcante da Bromélia e que torna essa planta tão popular é sua capacidade de repelir mosquitos transmissores de doenças, como a Dengue, por exemplo.

Então, que é melhor do que uma plantinha bonita, prática e segura para integrar o grupo das plantas para ter dentro de casa?

Plantas para o banheiro

Espada-de-São-Jorge

Essa planta africana, também conhecida como espada-de-Iansã, é muito resistente às alterações de temperatura e, por isso, é recomendada para se cultivar no banheiro. As crenças populares também afirmam que a planta é capaz de afastar energias negativas e funciona como um amuleto de proteção.

Para quem gosta de chegar em casa depois de um dia estressante e tomar um bom banho relaxante, ter essa planta por perto pode ajudar a renovar as energias e garantir o bem-estar. Além disso, a Espada-de-São-Jorge também promove a purificação do ar ambiente.

Avenca

Ao mesmo tempo em que gosta de calor, a Avenca também adora ambientes úmidos e se desenvolve melhor nas sombras. Basicamente o ambiente proporcionado em um banheiro, certo?

Outro ponto positivo é que a Avenca também cresce em vasos pequenos e pode ser colocada em pequenos suportes ou espaços reduzidos. Então, nada de ocupar muito espaço!Gostou das nossas dicas? Então leia também: Psicologia das cores: como aproveitar essa técnica na decoração da sua casa

Compartilhar este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao clicar em “Publicar comentário” você concorda que leu e aceita os termos e políticas de privacidade do site.

Pesquise no Blog

Últimos Posts

Veja a ação da Espuma Mágica

Posts Relacionados