fbpx

Dicas para evitar comida estragada na geladeira no verão

Alimentos estragados e geladeira cheia: a história de vida de quem mora sozinho e sempre tem comida sobrando. Afinal, nem sempre dá para cozinhar tudo de maneira individual e, principalmente para quem mantém uma dieta mais regrada, guardar sobras de alimentos é inevitável.

No entanto, apesar dessa ser a realidade de uma boa parcela da população adulta, é no verão que as coisas ficam um pouco mais complicadas. Já percebeu esse padrão na sua casa também?

Isso acontece porque, durante as altas temperaturas, nem mesmo a geladeira dá conta de manter os alimentos totalmente refrigerados. E já sabemos que o calor é o melhor amigo dos micro-organismos que se proliferam na sua comida e fazem com que ela fique intragável.

Mas se você passa por isso com muita frequência, não se preocupe! Trouxemos algumas dicas bem práticas para evitar comida estragada na geladeira no verão.

Quer saber mais? Então confira abaixo!

Tudo o que você precisa saber para evitar comida estragada na geladeira

Configure a temperatura da sua geladeira

A primeira dica, e uma das mais práticas, é alterar a temperatura atual da sua geladeira. Lembra quando dissemos um pouco mais acima que “a geladeira não dá mais conta”? Então, está na hora de configurar para o resfriamento máximo.

Mas cuidado! Isso deve ser feito exclusivamente no verão ou em períodos mais quentes do ano. Ou você corre o risco de não só conservar seus alimentos, mas de também congelá-los.

Evite abrir a porta da geladeira muitas vezes

Quem nunca abriu a porta da geladeira só para pensar? Tudo bem. Nós não julgamos, afinal, quase todo mundo tem esse hábito. No entanto, além de ser um hábito nada sustentável, uma vez que faz com que a energia seja gasta com mais intensidade, também faz seus alimentos estragarem mais rápido.

Isso mesmo! É bem possível que sua mania de abrir a geladeira “só para ver o que tem ali dentro” possa estragar toda a sua comida.

Isso porque, cada vez que você abre a geladeira, também permite a entrada de uma onda de calor. Ah, e essa onda de calor não só torna o seu alimento o espaço perfeito para as bactérias, fungos e outros micro-organismos, mas também prejudica todo o processo de resfriamento da sua geladeira.

Vai pensar duas vezes agora antes de abrir a geladeira, não é?

Embale seus alimentos

Outra dica, que funciona muito bem, é embalar todos os seus alimentos em potes herméticos ou outros tipos de embalagens bem lacradas. Afinal, esse é um hábito muito higiênico, uma vez que seus alimentos não têm contato com o ambiente externo.

Embalar os alimentos também torna o processo de contaminação muito mais difícil. Dessa forma, mesmo que você deixe um alimento estragado perto da comida que acabou de preparar, as chances de contaminação são bem menores.

Mas vamos evitar manter os alimentos estragados dentro da geladeira, certo?

Organize a sua geladeira

Mas o que isso tem a ver com a conservação da comida? Tudo. Afinal, você sabia que a sua geladeira foi toda projetada para que alguns espaços sejam mais resfriados do que outros?

É exatamente por isso que há uma área dedicada aos ovos, outra às latas de refrigerante, garrafas de vinho, gaveta de frios e gaveta de saladas e legumes. Isso porque cada tipo de alimento e bebida tem uma necessidade de refrigeração diferente.

Caso as saladas fiquem muito próximas das paredes da geladeira, é possível que as folhas queimem com o frio. Já alimentos como queijos e presunto não devem receber ondas de calor quando você abre a geladeira, por isso a gaveta.

Portanto, cada item no seu lugar para evitar comida estragada na geladeira no verão.

E se ficar na dúvida, na maioria dos modelos de geladeira é possível encontrar desenhos e figuras que indiquem as áreas recomendadas.

Cozinhe tudo de uma vez e organize os alimentos em pequenas marmitas

Depois disso é só congelar e, na hora do consumo, levar ao micro-ondas por alguns minutos. Bem fácil, não é mesmo?

Essa é a solução ideal para quem mora sozinho e não consegue cozinhar em pequenas quantidades, muito menos consumir todos os alimentos antes que estraguem. Então, basta montar as marmitas para cada refeição durante a semana, guardar no congelador e pronto! Alimentos organizados e conservados.

Ah, e evitar comida estragada na geladeira não é o único benefício dessa prática. Com marmitas prontas em casa, você economiza o dinheiro do delivery naquele dia que não deu tempo de cozinhar. E, é claro, também economiza tempo, afinal, alguns minutos no micro-ondas já são suficientes para o preparo de uma refeição completa.Gostou do nosso conteúdo sobre dicas para evitar comida estragada na geladeira? Então leia também: Como tirar odores da geladeira: dicas práticas e rápidas

Compartilhar este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao clicar em “Publicar comentário” você concorda que leu e aceita os termos e políticas de privacidade do site.

Pesquise no Blog

Últimos Posts

Veja a ação da Espuma Mágica

Posts Relacionados