fbpx

Lavagem do banheiro a seco: dicas práticas

Você provavelmente já ouviu falar sobre lavagem a seco do carro, assim como a lavagem a seco também do sofá, colchão e até mesmo das roupas. Mas você sabia que também existe a lavagem do banheiro a seco?

Passar a roupa com o ferro quentinho ou fazer o jantar estão entre as atividades mais fáceis, a parte complicada é encarar as tarefas que envolvam água, como lavar a louça, a roupa, o quintal e, principalmente, o banheiro de casa.

Com esse frio, quem mais quase desistiu de limpar a casa porque preferia estar debaixo dos cobertores, assistindo filme da Netflix e com uma bacia bem grande de pipoca? Mas a realidade é bem diferente e não há como fugir. A casa não se limpará sozinha e jeito é encarar logo os baldes de água fria.

Por isso, trouxemos neste conteúdo algumas dicas bem práticas para a lavagem do banheiro a seco. Além de escapar do frio, você também economiza água, tempo e mantém sua casa limpa e higienizada.

Quer saber mais sobre como fazer a lavagem a seco do banheiro? Então confira este conteúdo até o final e descubra!

Passo a passo para a lavagem do banheiro a seco

A lavagem do banheiro a seco remove todas as bactérias e micro-organismos causadores de doenças, além de remover o mau odor e manter o espaço limpo e organizado. Portanto, é a opção ideal para aquele dia mais corrido, mais frio ou que você vai receber visita em casa e precisa higienizar tudo com rapidez.

Já pensou na praticidade de limpar banheiro, cozinha e área de serviço sem precisar dos baldes, rodos, panos de chão e mangueira? E, é claro, contribuindo para o meio ambiente, uma vez que há economia de água e redução na geração de resíduos químicos.

Vamos então às dicas?

Faça um rápido roteiro de limpeza

O roteiro de limpeza, apesar de já fazermos tudo no automático, nos ajuda a nos organizar em relação aos produtos e materiais de limpeza dos quais vamos precisar. Além disso, funciona muito bem para que não deixemos nada para trás.

Dessa forma, você pode se programar para fazer uma lista de compras (caso não tenha os itens em casa), e até mesmo definir dia e horário da tarefa. Assim, a lavagem do banheiro a seco se torna muito mais rápida, prática, sem desperdícios e imprevistos.

Para fazer o roteiro, basta considerar as etapas da limpeza e o que precisará para cada uma delas. Por exemplo: comece higienizando o vaso sanitário, depois a pia, a área do chuveiro ou box, os azulejos, os vidros e, por fim, os espelhos.

E o que será necessário para cada etapa? Escova sanitária, esponja, pano de microfibra, água sanitária, cloro, desinfetante etc.

Separe todos os itens que usará na lavagem do banheiro a seco

Isso evita que você esqueça de comprar algum item e descubra isso só depois de iniciar a limpeza. Além disso, também torna muito mais prática a tarefa, já que você não precisa ir até a despensa ou lavanderia o tempo todo.

Pode até ser que você utilize os produtos de limpeza em outros ambientes da casa, e por isso os deixe em outro lugar, mas recomendamos que os utensílios e materiais (como escovas, esponjas, panos etc.) sejam exclusivos para esse topo de limpeza.

Isso porque o banheiro é um espaço normalmente dedicado à higiene pessoal e, por isso, possui muitas bactérias e micro-organismos causadores de doenças que não devem ser levados a outros locais da casa. Então tudo que for usado ali, deve permanecer ali.

Separe todos os itens em uma caixa (que você pode até etiquetar, para que mais ninguém pegue por engano) e, em alguns casos, tenha mais de um utensílio para a higiene do banheiro. Afinal, a esponja que você usa no vaso sanitário não pode ser a mesma que você usa na pia onde toda a família escova os dentes. Uma boa ideia é comprar esses materiais em cores diferentes, assim não há confusão.

Você pode até anotar na caixa qual cor é designada para cada lugar.

Dicas práticas para a lavagem do banheiro a seco

Comece sempre pelo vaso sanitário, que é o espaço mais sujo do banheiro. Utilize a escova sanitária para remover a sujeira e manchas acumuladas no interior do vaso e sabão líquido para uma limpeza mais profunda. Evite o uso do sabão em pó, para evitar possíveis riscos na porcelana.

Dê descarga para remover todo o excesso de sabão e depois utilize o cloro ou a água sanitária para a higienização completa. Recomendamos que você deixe a substância em contato com a porcelana por pelo menos uma hora.

Após esse processo, use a água sanitária ou álcool 70º para higienizar os assentos e tampa do vaso. Conte com o auxílio de uma esponja macia e remova o excesso do produto com um pano de microfibra.

Não se esqueça de higienizar também o acionador da descarga e o suporte para papel higiênico. O lixo ao lado do vaso sanitário também deve ser lavado e higienizado antes de retornar ao banheiro limpo.

Após a limpeza do vaso, higienize a região do chuveiro ou box. Para isso, você pode derramar o desinfetante bactericida no chão e remover o excesso com o auxílio de um rodo e um tecido seco e macio. Para a limpeza dos azulejos e do vidro do box, utilize o limpador de uso geral Espuma Mágica para a remoção de manchas e gordura natural do corpo.

Para a pia (ou lavatório), você pode repetir o mesmo processo de higienização do vaso sanitário, mas não utilize os mesmos utensílios. Não se esqueça de higienizar bem a área onde deposita as escovas de dentes e a torneira.

Higienize então o chão do banheiro todo, com o auxílio de um desinfetante bactericida e, por último, limpe vidros e espelhos com o auxílio da Espuma Mágica, que remove manchas e marcas de sujeira.

Atenção!

Para a lavagem do banheiro a seco você utilizará componentes químicos agressivos à sua saúde e bem-estar. Portanto, nunca faça a limpeza do banheiro sem o uso de luvas e botas de borracha, assim como, em alguns casos, máscaras protetoras.

Se utilizar excessivamente algum produto por acidente, saia imediatamente do ambiente e deixe janelas e portas abertas para ventilar. A inalação de alguns produtos de limpeza pode trazer graves consequências para a sua saúde e de toda a família.Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Os perigos da mistura caseira: saiba por que evitar

Compartilhar este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao clicar em “Publicar comentário” você concorda que leu e aceita os termos e políticas de privacidade do site.

Pesquise no Blog

Últimos Posts

Veja a ação da Espuma Mágica

Posts Relacionados