fbpx

Três motivos para limpar o filtro de ar condicionado da casa

limpar ar condicionado - 3 motivos para limpeza do ar

Conforto térmico a um click no controle remoto. Essa é a premissa do aparelho de ar condicionado, certo? Sim. Mas para que haja também conforto respiratório e financeiro, limpar o filtro de ar condicionado faz parte do negócio.

Afinal, a falta de limpeza do filtro de ar condicionado é prejudicial para a saúde e para o bolso: o aparelho com filtro sujo consome mais energia e suas peças apresentam menor vida útil, além de ser um ambiente propício para proliferação de bactérias e fungos.

Confira a seguir 3 motivos para limpar o filtro de ar condicionado da casa.

Motivo número 1: Saúde

Graças ao seu filtro, o aparelho de ar condicionado devolve ao ambiente o ar climatizado, seja frio ou quente, e livre de partículas de sujeira.

Ou seja, quando está ligado, o aparelho funciona como uma “peneira” contra poeira e detritos. Mas assim como uma peneira, o filtro precisa estar limpo para que a sujeira não seja “transferida” para o fluido (nesse caso o ar) que por ali passe.

Nesse sentido, limpar o filtro de ar condicionado garante também um ar interior mais limpo, que não será um agente causador de transtornos respiratórios como asma, bronquite, alergias etc.

Motivo número 2: Economia

A sujeira do filtro de ar condicionado não tem impacto negativo apenas no seu aparelho respiratório e, acredite, vai te deixar sem ar caso chegue ao grau de pane total e haja necessidade de troca completa do seu aparelho de ar condicionado.

Quando acumulada, a sujeira entope as bobinas que levam o ar ao motor do aparelho. Dessa forma, detritos começam a se armazenar nos dutos – e parte deles prejudicialmente é liberada para o ambiente.

Com a grande quantidade de sujeira aglomerada atrapalhando o fluxo de ar até o motor, os sistemas de resfriamento e aquecimento sobreaquecem e param de funcionar (primeiro esporadicamente, depois frequentemente até que a avaria seja completa). O superaquecimento é perigoso, inclusive, por causar risco de incêndio.

Ao mesmo tempo, quando tais sistemas precisam de mais força para resfriar ou aquecer o ar, o aparelho de ar condicionado consome mais energia elétrica e pesa mais na conta de luz.

Motivo número 3: Meio Ambiente

Manter a saúde respiratória e deixar de gastar dinheiro já são bons motivos para se limpar filtro de ar condicionado, não é mesmo?

O meio ambiente também agradece. Filtros limpos diminuem a emissão de poluentes.

Portanto, é importante que haja manutenção constante nos aparelhos, mesmo em períodos em que não sejam utilizados (como no inverno em aparelhos que só haja a função resfriar).

Limpar filtro de ar condicionado é uma tarefa fácil que pode ser realizada em casa mesmo. Consulte o manual do fabricante para checar a periodicidade indicada para o seu aparelho.

 Dica extra para limpar o ar-condicionado do carro:

Se no seu veículo tem ar-condicionado, é interessante também fazer a limpeza. E você pode fazer isso em casa mesmo. Existem produtos específicos para a limpeza. Nós indicamos o Limpa Ar Condicionado da Proauto. Além de limpar, ele tira o mau cheiro do veículo. Clique aqui e confira.

Compartilhar este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest

Ao clicar em “Publicar comentário” você concorda que leu e aceita os termos e políticas de privacidade do site.

Pesquise no Blog

Últimos Posts

Veja a ação da Espuma Mágica

Posts Relacionados